Barcelona

86(1).png

Barcelona é uma cidade que respira e vibra turismo. O turista que lá chega, encanta-se automaticamente. Parece feitiço, mas na verdade é a infraestrutura. O arremate final do destino fica por conta da gastronomia, da moda e da população, que se mistura aos estrangeiros com o seu estilo peculiar de viver a vida.

Moeda: Euro (EUR)

Vacina: Não necessita de vacinas

Visto: Brasileiros não precisam de visto para este destino

Idioma: Espanhol

Fuso Horário: + 4 horas

Tempo de voo saindo de São Paulo: Aproximadamente 11 horas.

87(1).png
ATIVIDADES

 

O ponto inicial para conhecer Barcelona é a Plaça de Catalunya. De lá, é possível caminhar ou embarcar num transporte público até os principais destinos turísticos da cidade.

 

O Bairro Gótico é uma boa primeira paragem. A região honra o nome e exibe ruínas romanas, palácios medievais e igrejas góticas.

 

O calçadão Las Ramblas, com diversos artistas de rua, quiosques de flores e souvenirs, é outra grata surpresa, muito por conta dos pequenos museus e das casas de ópera. É nesta zona que está a grande agitação da cidade.

 

Antes de encerrar o dia, contemple a paisagem do Parc Ciutadella, próximo ao centro. O local é frequentado por jovens e oferece também visita a um jardim zoológico.

 

No dia seguinte (sim, é preciso de alguns dias para descobrir os encantos de Barcelona), priorize a sequência de obras de Antoni Gaudí (como Sagrada Família, Pedrera e Park Guell) e Camp Nou, o estádio de futebol da equipa do Barcelona.

 

88(1).png
GASTRONOMIA

 

Difícil é não encontrar um bom restaurante em Barcelona. A cidade é recheada de boas opções, brindando com o visitante o sucesso da gastronomia espanhola.

 

Um dos estabelecimentos mais conhecidos é o L`Olivé (rua Balmes). Serve comida típica catalã e mediterrânea. Entre as especialidades, sopa de marisco, os pratos de arroz e o suquet de rape com batatas.

 

O Cal Pep (Pl. de les Olles) não fica atrás. É um dos lugares de tapas mais conhecidos de Barcelona. É importante ter paciência para conseguir um lugar, pois o restaurante está sempre cheio.

 

Já o Túnel d`en Marc Palou (rua Bailén) serve comida criativa com uma boa relação entre qualidade e preço.

 

Os canelones com trufas, a suprema de pescado de praia com parmentier de trufa ou a coca de boquerones com pesto e cebola confitadas (coca é uma espécie de massa de pizza, mas sem o queijo) são algumas das delícias.

89(1).png
COMPRAS

 

Uma ótima dica de compras é caminhar pela avenida Passeig de Gràcia, repleta de lojas para os mais variados estilos e bolsos.

 

Esse shopping a céu aberto proporciona encontrar grandes marcas e outras nem tanto – mais igualmente interessantes – no mesmo quarteirão.

 

A energia da região é outro diferencial, com a presença de carrinhos de bebês e pedestres esbanjando estilo. A rua começa na Plaza de Catalunya e vai até a avenida Diagonal.

90(1).png
MELHOR ÉPOCA

 

O verão em Barcelona é bastante quente, enquanto o inverno reserva um clima temperado.

 

Pode-se viajar a qualquer época do ano, mas é bom evitar julho e agosto, quando ocorrem possíveis enchentes e o calor é exagerado.

Madrid

91(1).png

A capital espanhola é o coração da Espanha. Foi em Madrid que se iniciaram as mudanças no país, tanto na cultura como na política. Tanta influência fez da cidade um polo de atrações ricas em história e de interesse mundial. Com voos diretos a partir de Portugal, Madrid tornou-se uma viagem obrigatória para quem deseja guardar na memória passagens sublimes de uma região que se renova a cada dia.

Moeda: Euro (EUR)

Vacina: Não necessita de vacinas

Visto: Brasileiros não precisam de visto para este destino

Idioma: Espanhol

Fuso Horário: + 4 horas
Tempo de voo saindo de São Paulo: Aproximadamente 11 horas.

92(1).png
ATIVIDADES

 

Todo o passeio em Madrid começa pela Plaza Mayor ou pela Puerta del Sol. A Plaza Mayor é onde ocorrem as festividades de San Isidro, o padroeiro da cidade; já a Puerta del Sol é o palco da comemoração da passagem de ano e também o local onde fica o Oso y Madroño, estátua-símbolo da cidade.

 

Quando iniciar o roteiro, programe conhecer o Palácio Real, residência oficial do Rei da Espanha e ponto turístico imperdível. Prepare a máquina fotográfica.

 

Caminhe também pelo Parque do Retiro, a melhor área verde da cidade.

 

Quanto aos museus, que são atracções bastante valorizadas de Madrid, é melhor reservar muitas horas.

 

O Prado é o mais famoso e exibe uma infinidade de obras de arte. Até quem não é um especialista em artes encanta-se com as exibições muito bem trabalhadas.

 

Para os religiosos, a Catedral de la Almudena aparece como porto seguro.

 

O conjunto arquitetônico impressiona pelo tamanho e pelos detalhes dos quase 102 metros de altura.

 

Outro passeio recomendado é uma visita ao Estádio Santiago Bernabéu, casa do Real Madrid, um dos maiores clubes do mundo.         

93(1).png
GASTRONOMIA

 

O centro de Madrid reserva boas surpresas para o visitante.

 

A Casa Alberto, no bairro de Las Letras, por exemplo, é especialista em callos (bucho de porco ou de cordeiro), albondigas (almôndegas com molho espanhol) e rabo de touro.

 

Destaque também para a Taberna de Antonio Sánchez (Mesón de Paredes).

 

O estabelecimento foi inaugurado no fim do século XlX e hoje conquista os clientes com pratos à base de carne de touro.

 

Outra indicação imperdível é a Casa Labra (rua Tetuán), responsável por servir os famosos croquetes de jamón e bacalhau.

94(2).png
COMPRAS

 

Como as opções são muitas e variadas, o mais certo a indicar é o bairro de Salamanca, região que ostenta o título de paraíso das compras em Madrid.

 

As lojas mais luxuosas estão nas ruas Serrano, Castelló, Goya, Velázquez, Jorge Juan, Príncipe de Vergara e Ortega y Gasset.

 

Há espaço também para os locais mais alternativos, como em Chueca.

 

Aproveite o passeio nem que seja apenas para espiar. A região é muito bonita.

95(1).png
MELHOR ÉPOCA

 

O outono (setembro e outubro) é a melhor época para se visitar Madrid.

 

O período é atraente por conta dos dias ensolarados e das temperaturas agradáveis.

 

O inverno é rigoroso, mas dificilmente as temperaturas caem abaixo de zero.

 

A primavera costuma ser agradável, mas com chuvas isoladas.

 

O verão, a partir de junho, é verdadeiramente quente.