Lisboa

49(5).png

Visitar Lisboa é voltar às raízes brasileiras. É deparar-se com a mesma língua, mas com um cadenciado sotaque, e, acima de tudo, conhecer de perto as belezas que cercam o lendário Rio Tejo. Ruas e becos guardam a rica história do país, enquanto o som que chega ao ouvido é um melancólico fado.

Moeda: Euro (EUR)

Vacina: Não necessita de vacinas

Visto: Brasileiros não necessitam de visto para esse destino

Idioma: Português
Fuso Horário: + 3 horas
Tempo de voo saindo de São Paulo: Aproximadamente 9h50min.

Destinos 2.png
ATIVIDADES

 

Lisboa, capital de Portugal desde 1255, é um destino para ser explorado em prazerosas caminhadas.

 

Grande parte das atrações turísticas está próxima do centro, nas regiões de Baixa, Chiado, Alfama e Bairro Alto.


Alguns dos lugares mais indicados para se visitar são: Mosteiro dos Jerônimos; os museus antigos, como o do Carmo e Calouste Gulbenkian; o Centro Cultural de Belém; o extraordinário Oceanário; e o Museu do Design e da Moda.

 

Se estiver cansado, uma excelente pedida é sentar em um dos cafés da região e aproveitar para apreciar a vista ao seu redor.

51(3).png
GASTRONOMIA

 

Extremamente deliciosa, a gastronomia lusitana agrada em todos os sentidos o paladar brasileiro.

 

Seja em restaurantes, tascas ou cafés, os pratos mais procurados são à base de bacalhau.


Com ele, não deixe de experimentar o pastel de Belém, o cozido português, a imensa variedade de doces (leite-creme, lampreia de ovos, queijadas de sintra, fofos de belas, trouxas da malveira, entre outros) e, claro, o vinho do Porto.

52(3).png
COMPRAS

 

Para os apaixonados por compras, Lisboa oferece desde artigos tradicionais a boutiques de renomadas marcas.

 

Para conhecer as lojas mais tradicionais, comece visitando a Baixa.

 

Em Chiado, é possível encontrar uma oferta mais glamorosa e diversificada.

 

Na Avenida da Liberdade, as grandes marcas internacionais marcam presença.

 

Vinhos, roupas e livros são os itens mais procurados por quem passa por essas regiões.

53(3).png
MELHOR ÉPOCA

 

A melhor época para visitar Lisboa é de junho a agosto, durante o verão europeu.

 

Porém, para quem quer aproveitar o frio, entre novembro e fevereiro a cidade tem uma temperatura média de 12°C.

Porto

54(2).png

Porto figura sempre ao lado de Lisboa nos roteiros turísticos de Portugal. Uma das cidades mais importantes do país é também conhecida pelos vinhos de alta qualidade. Quem nunca ouviu falar sobre essa fama? É uma cidade com muita história, paisagens deslumbrantes e um povo hospitaleiro, que adora ouvir o sotaque dos brasileiros.

Moeda: Euro (EUR)

Vacina: Não necessita de vacinas

Visto: Brasileiros não necessitam de visto para esse destino

Idioma: Português
Fuso Horário: + 3 horas
Tempo de voo saindo de São Paulo: Aproximadamente 10h10min.

55(3).png
ATIVIDADES

 

O Rio Douro é uma das principais atracções do Porto. A sugestão para o viajante é contemplar o imenso azul em bares que servem vinhos da região. 

 

Próximo a esse cenário estão as igrejas da cidade, cobertas por azulejos azuis, transformando as construções em uma peça essencial para qualquer cena de filme de época.

 

Entre as de grande porte estão a Igreja de São Francisco, que possui o interior ornado com anjos, rosas e animais; a Igreja de Santa Clara, que tem uma arquitetura que mescla os estilos barroco e rococó e seu interior é totalmente decorado com esculturas em madeira; e a Catedral da Sé, fundada na idade média e que ainda mantém as torres, o rosário central e as naves originais. 

 

Outro passeio fundamental contempla o Museu Nacional de Arte Contemporânea, o mais visitado de Portugal. O espaço possui uma colecção de obras de escultores, pintores e designers portugueses. 

 

Na hora de fazer degustações de vinhos do Porto, a vinícola Porto Sandeman é outra atracção bem popular, entre muitas outras.

56(3).png
GASTRONOMIA

 

Um dos mais famosos restaurantes do Porto, entre outros, é o Casa Aleixo (rua da Estação), especializado em refeições locais.

 

Os filés de peixe com arroz de polvo são primorosos. Na decoração do espaço, paredes de pedra enfeitadas de fotografias, chão de calçada portuguesa e balcão de mármore. 

 

Se tiver a oportunidade, vá até a cidade vizinha Matosinhos, ponto de encontro das famílias portuguesas.

 

Os restaurantes servem peixes e frutos do mar fresquíssimos, e estão um ao lado do outro, exibindo churrasqueiras na calçada. Recomendação: O Filipe (avenida Engenheiro Duarte de Pacheco).

57(3).png
COMPRAS

 

O Centro Comercial Bombarda é endereço certo para quem deseja voltar para casa com muitas lembranças. O shopping é alternativo com exposições de obra de artes e lojas de souvenirs.

 

Depois, vale a pena um curto desvio para ver de perto as últimas criações do arrojado estilista Nuno Gama (rua Adolfo Casais Monteiro). 

 

Quem não fica para trás é o 66 Avenida Brasil, casarão que leva o nome e número da avenida.

 

É outro centro de compras interessante, com roupas de marca, perfumes e cosméticos importados, CDs, joias, livros de arte e arquitetura, bombons belgas, entre outros.

58(3).png
MELHOR ÉPOCA

 

A primavera (entre abril e junho) e o outono (entre setembro e outubro) são ótimas épocas para visitar a cidade do Porto.

 

Quem gosta de muito sol também pode viajar durante o verão, mas não pode esquecer o protetor solar.