Capadócia é uma região lendária, "terra dos belos cavalos" (em tradução literal) e de civilizações milenares. O deleite do visitante começa logo no desembarque, quando se depara com uma região fora de todos os padrões que possam existir no planeta. Ninguém volta o mesmo depois de conhecer a Capadócia. O desafio está lançado!
Moeda: Nova Lira Turca (TRY)
Vacina: Necessita de vacina contra febre amarela
Visto: Brasileiros não necessitam de visto para esse destino
Idioma: Turco
Fuso Horário: + 6 horas
Tempo de voo saindo de São Paulo: Aproximadamente 13h20min.
A Capadócia é um dos principais destinos turísticos da Turquia, portanto, aventuras não faltam, a começar pela cidade de Göreme.
A comunidade é o ponto de partida de qualquer exploração, já que a região foi construída a partir de escavações nos pequenos montes dentro de um vale de arenito. Ali, pessoas vivem dentro de pedras, literalmente. O passeio vale a pena.
Na sequência, escolha o Parque Nacional, sem dúvida a área mais pitoresca e popular da Capadócia. O local abriga igrejas e outras construções únicas, que, inclusive, foram tombadas como Patrimônio Histórico Mundial pela Unesco.
A experiência mais alucinante, porém, é um passeio de balão pela região. A 1,3 mil metros de altura, o visitante simplesmente não acredita na paisagem que está diante dos seus olhos.
Os pratos principais da comida turca combinam verduras com carnes (menos a de porco, que é proibido pela religião) e peixe.
Vale experimentar também as cervejas turcas e o drinque Arak, feito com anis.
Entre os restaurantes, o Nostalji Restaurant (Gaferli Mah Kale Sokak) está entre os primeiros. O local oferece não só pratos deliciosos, como também uma bela vista para Göreme.
Em Sindados Village, está o Old Greek House, de arquitetura grega e menu diversificado.
Outra ótima escolha é o Topdeck Cave Restaurant (Hafiz Abdullah Efendi Sokak), especializado na culinária turca.
A principal característica são os vilarejos e vias estreitas, portanto, o comércio de rua é o alvo quando se tira o dia para compras.
Tapetes e pashiminas são vendidos aos montes, por isso possuem preços interessantes, se comparados ao Brasil.
Não se preocupe se começar a sentir-se perdido nas lojas, principalmente de joias e suvenires.
Os comerciantes gostam de mostrar gigantismo da mesma forma que adoram uma negociação.
Em alguns casos, a pechincha pode acontecer até em português. Acredite se quiser!
Visite durante os meses de primavera e outono, quando as temperaturas são mais amenas.
O verão (de julho a setembro) é bastante quente, enquanto o inverno (de dezembro a março) é rigoroso. Fique atento!
Istambul é um destino vibrante, que transborda autenticidade e ótimas opções de entretenimento. Chamada Constantinopla no passado, a cidade carrega na bagagem mais de dois mil anos de história. Precisa de mais motivos para visitar a região?
Moeda: Nova Lira Turca (TRY)
Vacina: Necessita de vacina contra febre amarela
Visto: Brasileiros não necessitam de visto para esse destino
Idioma: Turco
Fuso Horário: + 6 horas
Tempo de voo saindo de São Paulo: Aproximadamente 13 horas.
As atrações de Istambul concentram-se em Sultanahmet, o centro da antiga Constantinopla. Tenha como prioridade uma visita à Mesquita Santa Sofia. É a maior e mais importante da cidade. Rende cliques magníficos.
A Mesquita Azul vem logo na sequência. Não se esqueça de vestir calça comprida ou saia longa. Cobrir o cabelo é também uma exigência e sinal de respeito.
Não se engane com a entrada, pois uma visita à cisterna subterrânea de Yerebatan, o maior reservatório de água do período bizantino, é imperdível também.
Outro passeio recomendado é o Palácio Topkapi, onde moravam os sultões otomanos.
Um legítimo banho turco e um cruzeiro pelo Bósforo fecham as paradas obrigatórias. De qualquer maneira, há muito que se ver.
Tem a Torre Gálata, Igreja de Chora, o Istanbul Modern, a Praça Taksim.
Os segredos de Istambul estão em restaurantes modestos, como o Antiochia (Minare Sokak).
O grande destaque do local é o mezze misto, um prato colorido feito com iogurte caseiro, pepino, pasta de nozes, pimentão vermelho, homus, pasta picante de tomate e pão.
No alto do Marmara Pera, está o sempre cheio Mikla (Mesrutiyet), que mistura a tradicional comida turca com receitas contemporâneas.
Já o Akintiburnu Balik (Bebek Cead) oferece peixes, frutos do mar e uma bela vista do Bósforo. As porções de polvo são um sucesso.
Istambul é a cidade dos bazares e shoppings. Para os que gostam de produtos típicos, o Mercado de Especiarias e o Grand Bazar são os lugares perfeitos.
É possível achar de tudo um pouco, e o melhor: a um preço acessível. No caso das grifes e marcas internacionais, os centros de compras Cevahir e Istinye Park são as melhores opções para quem quer ter o prazer de adquirir uma peça requintada.
O comércio de rua, em especial na travessa Istiklal Caddesi, também se faz presente.
É possível encontrar praticamente todas as lojas europeias, como Zara, Sephora e Mango.
As melhores épocas para viajar são entre abril e maio (primavera) e setembro e outubro (outono).
Junho e julho (verão) são outras boas pedidas, mas só para quem gosta de bastante calor.
No inverno, os dias são bem gelados, inclusive com neve.